sexta-feira, 6 de julho de 2012

Entrevista com Mano Chriz (S.N.R."Skatista Na Rima")

Dando continuidade a nossa sequencia de entrevistas do nosso Blog "Guilhiard Planeta Rap" hoje estaremos entrevistando o parceiro Mano Chriz S.N.R.("Skatista Na Rima") de Araxá-MG



Guilhiard-Por quê do nome Mano Chriz(SNR)?Tem algum significado especial?


Mano Chriz(SNR)-O nome surgiu depois de um tempo que eu já andava de skate pelas ruas de Araxá (MG),e como muitos me conheciam por outros apelidos e poucos me conheciam por nome mesmo que é Cristiano,me chamavam de,"mano" era "mano",daqui,era"Mano"de lá e acabei pegando  a idéia de colocar este Vulgo como "Mano Chriz" assim sendo o nome "Chriz" um pouco modificado para não ficar igual ao de muitos e a sigla"SNR" significa,"Skatista Na Rima" que  surgiu por causa do grupo mesmo pois eramos integrantes Eu e o JD,dai com a saída de um ficou eu como "uma guerra de um homem só"ou melhor dizendo "um grupo de um homem só" dai onde resolvi colocar este apelido finalizando o nome de "Mano Chriz (S.N.R.)".Já o Chriz mesmo tem o significado especial de ser mais um "Chriz" e um "Chriz" diferenciado não o convencional "Cris"com a escrita normal brasileira saca, quiz modificar e dificultar a idéia do nome mesmo.


Guilhiard-Quanto tempo você faz musica? E por que você escolheu cantar Rap ?


Mano Chriz(SNR)-Olha pelo pouco tempo que ainda me lembro deve ter mais ou menos uns 9 a 10 anos por ai viu. Eu escolhi cantar Rap mais por causa de amigos não por opinião própria de tipo " Ahhh,quero fazer Rap,quero ser cantor de Rap...",Não! Foi tipo meus amigos andavam de skate comigo e a maioria curtia Rap e acabava que todos curtiam Rap por querer ou não sabe, dai já surgia um interesse mais se tô onde estou hoje devo muito a meu amigo "Jay-C" do grupo (Impacto Consciente) que sempre fomos amigos velhos de escola e com o passar dos anos fomos formando amizade e coincidimos de fazermos um dia uma letra de Rap mais como não sabia fazer ele me ensinava, dai fui aprendendo , fui me lapidando aos poucos até chegar onde estou chegando hoje.Dai me interessei em fazer o RAP de verdade fui conhecendo, ouvindo as batidas, fui apaixonando com os instrumentais dai para frente foi só abraçar a idéia de curtir,levar a sério e fazer acontecer. Hoje em dia amo de coração fazer Rap, compôr letras , as vezes saio na rua cantando letras minhas e o povo fica assim né "...Nossa mais que moleque louco,conversando sozinho mesmo..." kkkkk(Risos) . Mais enfim seja dentro do ônibus ou na rua faço e continuarei fazendo Liberdade de expressão e feita de qualquer forma,a minha ainda e maneirada. kkkkkk(Risos)


Guilhiard-Você espera do Rap:
Reconhecimento de todos incluindo a mídia? Ou seu foco é transmitir suas mensagens e fama virá apenas por consequência?


Mano Chriz(SNR)-Olha meu amigo, o meu pensar sobre fama, dinheiro , status, vai além disso sabe, acho que precisamos sim ganhar alguns trocados com o trabalho que realizamos pois é feito com amor e dignidade, você me entende,ralamos muito pra compôr uma letra pra sair entregando ela assim de mão beijada né. Penso sim mais no FOCO desde o começo de transmitir pensamentos através de uma simples e boa mensagem,(no caso a letra, a musica em si) , através das batidas, do ritmo que ela te envolve , suas levadas e por ai vai, já a FAMA se ela vir seria bom mais tudo tem seu tempo e já penso que hoje em dia não é e tipo  deixa vir se tiver que vir será bem vinda mais não penso em chegar estralando na fama. Reconhecimento da mídia e bom sempre ter pois hoje em dia o que seriamos da gente sem a chamada DIVULGAÇÃO não seriamos reconhecidos fora de Araxá (MG). a MÍDIA sim temos que tomar um pouquinho de cuidado pois ela sim tenta te transformar numa coisa que você não seja para eles e melhor,acontece.


Guilhiard-E o que o rap pode esperar de você?


Mano Chriz(SNR)-Muita coisa, muita coisa mesmo...Enfim quero sempre poder fazer meu Rap e poder ajudar as pessoas de forma solidária sabe,enfim manter o Hip Hop Contra a Fome e como uma forma de ajudar outras pessoas necessitadas e manter o Rap vivo nas quebradas, nos lugares como uma forma de divulgação mesmo atê pra quem não ouviu a gente cantar é uma boa. Sou mais um militante do Movimento e não é atoa , estou aqui para somar e não para criticar e jogar pedras em alguém nas letras, faço porque gosto,sinto necessidade de escrever letras, se estou fazendo por onde pretendo chegar mais longe ainda que estou pois meu intuito e sempre poder ajudar mais e mais e não afundar mais e mais o nosso movimento que para muitos não e reconhecido como MOVIMENTO ORGANIZADO .

Guilhiard-Você já pensou em desistir dessa longa caminhada no movimento hip hop ?


Mano Chriz(SNR)-Já sim várias vezes e como não pensei...Vixiii, muitas e muitas vezes. Mais pensa comigo assim dessa forma, você fica em casa se matando de pensar para fazer uma letra boa, um instrumental louco, uma apresentação de deixar pessoas de olhos mais abertos do que eles são , para você chegar um dia e alguém desvalorizar teu trabalho de forma fútil e nem um pouco de educação e dizer que você não pensa na vida e nem em ninguém só pensa em Rap , skate ,Rap ,Rap,Rap...É complicado isso revolta a gente. Mais como sou um MAIS UM GUERREIRO, não pretendo parar de forma alguma por causa de pedras e  estilhaços no meio do caminho, de uma forma ou de outra sempre haverá "um" para te atrasar, te atrapalhar, mais com certeza é assim com a vida também,e assim seguimos até onde acharmos que devemos ir , de forma simples , rude se precisarmos ser, de forma versátil e respeitosamente assim seguiremos com poucos e bastante "pessoas" ao seu lado mais como diz o Racionais Mc´s em uma letra deles né... "O que tiver de ser será meu tá escrito nas estrelas via reclamar com Deus..." , Isso e fato verídico e comprovado por muitos.

Guilhiard-Se sim,como você transformou essa fase ruim em força para seguir em frente?


Mano Chriz(SNR)-Penso assim que Deus não põe nada em seu caminho sem você ter forças pra seguir, se tem você consegue seguir em frente,é fato isso. Então quantas vezes eu parei e pensei nas horas ruins, foram várias mesmo e se fosse pra parar antes de ter feito algo era melhor nem ter começado pois o mundo da musica e cruel "véi",muito cruel !!! Mais coloquei em minha cabeça que se eu tiver forças pra seguir em frente vou seguir enquanto eu puder, pois sempre haverá as partes ruins nesse jogo, enfim , teve dias que não queria mais fazer Rap e jogar tudo pro alto mais tudo e por uma boa causa, se não deu certo ontem talvez hoje ou amanhã será o dia certo, mais você também não poderá entregar os pontos de maneira fácil não,terá que ter uma garra para conseguir tudo aquilo que busca e corre atrás. Se Deus me cedeu este "DOM" e me pôs neste caminho e porque eu consigo aquilo que almejo sempre. Desistir jamais seguir em frente sempre,sempre e sempre.

Guilhiard-Até onde você iria para revolucionar o movimento Hip hop dentro da sua cidade ?


Mano Chriz(SNR)-Iria atê onde jamais fui, faria coisas que jamais fiz. Tipo nunca tinha ido em Uberaba (MG) , Uberlândia (MG), Patos De Minas (MG), João Pinheiro(MG) dentre outras cidades mineiras e resolvi ir em busca de melhoras em prol do Rap da minha cidade, pro meu melhor Rap, pro meu conhecimento, então se for preciso de ir mais longe eu vou, se for preciso de correr atrás de alguma coisa sozinho eu corro  com o maior prazer do mundo. daria minha cara a tapas como  a tempos atrás fiz e farei de novo para valer um pouco a pena de correr, dar quase tudo certo e você próprio ficar feliz com o resultado de ter pelo menos agradado a metade das pessoas que você menos imaginaria ter agradado sabe, enfim se um dia for necessário de ter que dar mais força ao Movimento do que hoje damos farei com o maior prazer do mundo pois aqui na cidade temos talento de sobra e não temos o espaço devido de termos como os outros estilos musicas . Mais vamos que vamos se ainda estamos aqui é porque a correria ainda não acabou , tô certo ?!


Guilhiard-Sumemo.


Guilhiard-Você acredita que é uma mensagem transmitida através de uma letra de Rap?Explique


Mano Chriz(SNR)-Sim acredito demais, pois comecei realmente no mundo do Rap por causa das mensagens que eu ouvia nas letras das musicas, nas atitudes em apresentações de palco em shows, enfim todo Rap tem sua mensagem e ela sempre foi transmitida de forma consciente, alguns sempre de forma arrogante mais sempre tem mensagem na letra e acredito sim, sempre acreditei mais como sempre vai do ponto de vista analisado de cada um . Bom eu acho . Pois eu nas minhas letras escrevo elas de forma que você se identifique ou pelo menos entenda da melhor forma o que quero dizer mais sempre ocultando certos assuntos , as vezes não usando palavras difíceis ou chulas nelas entendi .


Guilhiard-Sim


Guilhiard-Mesmo com tanta mudança você que o Rap conseguiu manter a essência de luta ?


Mano Chriz(SNR)-Olha , realmente ouve muita mudança no Rap de uns tempos pra cá mais sempre teve aqueles que permanecem e mantêm sim a nossa antiga e boa essência né que o Rap das antigas com boas mensagens, letras boas mais hoje em dia com muita modernidade né,pois estamos em um mundo de muitas mudanças, entramos no seculo XXI com boas novidades no mundo musical dentre outras mudanças que ainda estão por vir né. Mais eu no meu pensar consigo sim me manter na essência do Rap das antigas e sim fazer o novo e premeditado estilo Rap do seculo XXI né,que e com muita criatividade, letra violentíssima, batida com bastante métrica, boas palavras e com um bom flow na forma de cantar, ritmos elevadissimos, misturas de estilos musicais todos juntos numa mesma musica formando um instrumental (BASE) só . Isso sim é a mudança verdadeira do Rap mantendo sim sua conduta e se impondo nas lutas diárias como sempre .

Guilhiard-Essa é de"prachê"no fim das entrevistas do nosso blog  Pra quem você tira o chapéu no Hip Hop ?


Mano Chriz(SNR)-Hum...Esta sim e complicadissima viu...Mais eu tiraria o chápeu e acho que alguns fariam a mesma coisa que eu aqui, seria para o eterno e grandioso SABOTAGE . Este ai sim merecia , merece e sempre vai merecer , pois da ponte do Canão,pra cá ele nos mostrou para a gente mesmo e ao mundo que o RAP É COMPROMISSO NÃO É VIAGEM . Ele sim fez por onde estar aonde ele chegou apesar de não mais fazer parte deste plano vital que vivemos mais onde ele passou deixou um pouco de você e este pouco que ele deixou aqui na Terra podemos ter certeza que seu Rap e verdadeiro e com bastante humildade nas palavras !!!


Guilhiard-Agora deixa uma salve ai pra quem tu quiser e finalizamos aqui.


Mano Chriz(SNR)-Opa...Então desde já fico agradecido por poder fazer parte deste movimento que e o Rap. Agradeço primeiramente a Deus por estar aonde estou hoje com muita saúde e paz no coração, a minha mãe que sempre foi minha FAMÍLIA e sempre me apoiou nas coisas loucas que sempre fiz (Mãe você e demais) , aos meus amigos e brother daqui da cidade de Araxá (MG) que sempre estão comigo me apoiando e me ajudando, aos grupos que sempre me acompanharam daqui da cidade e aos de fora também sem ex cessão de ninguém, aos meus amigos e brother´s do serviço (trabalho), aos que em mim acreditaram e me apoiaram diretamente ou indiretamente, aos que me depositaram a maior fé e acreditaram no meu trabalho musical, as famílias que sempre me acolheram em sua casa nessa longa jornada, aos meus brother´s skatistas (irmãos memu) e a você Guilihiard por ter me dado mais esta oportunidade de estar dando mais um passo no movimento Hip Hop e poder colaborar com a nossa Cultura . Desde já agradeço a todos sem execessão,valeu pela força, pela somatória, pela dedicação, pela paciência, pela honra de estar ao lado de todos vocêis, pelas risadas e brincadeiras enfim por todo apoio cedido a mim perante a minha caminhada no movimento e fora do movimento , agradecido memu de coração e muita paz e tranquilidade  para todos nós . 
PAZ GALERAAAAA e Vamos que vamos que o tempo não para.


Pra você que gostou da entrevista com o Mano Chris(SNR) de Araxá e quer saber mais sobre o mesmo,conheça mais sobre seu trabalho:




RELEASE de Mano Chriz S.N.R.("Skatista Na Rima")


Nascido e criado na cidade de Araxá (MG) , situada no Alto Paranaíba. Cidade que por sua vez foi cénario de acontecimentos como : o futebol , convívio com os amigos de escola e mais velhos o basquete que teve uma passagem rápida , em seguida, a corrida e o skate iniciado em 2003 que deu origem aos seguimentos ao grupo chamado "Skatistas Na Rima " sendo assim a sigla "S.N.R." .
A trajetória de Mano Chriz teve início em 2005 , quando o grupo se desfez , como eram dois integrantes , J.D. e Mano Chriz . Com a saída de um integrante do grupo seguiu assim e adotou-se o seu o nome de Mano Chriz (S.N.R.) e continuou a correria artisttica (SOLO) .
Anos se passaram e juntamente ao grupo "Impacto Consciente" como uma parceria surgiu um Selo chamado independente "In...Kza Produções" em meados de 2007 para se apresentar trabalhos e oportunidades a novos talentos , diante das dificuldades enfrentadas no mercado musical . Assim se tornando-se estúdio caseiro de gravação , edição e etc. Com isso surgiu o intitulado temapara o 1º CD Demo "Em Busca Da Evolução" , projeto futuramente em estudo de lançamentos.
Participando de várias oficinas de B.Boy´s na cidade , fez aberturas de show´s de alguns grupos de renome nacional como : Racionais Mc´s , Realidade Cruel , Consciência X Atual , Atitude Feminina , Vadiosloucos , Tribo Da Periferia , Pacificadores , Look , W Ty (Ex-Fúria) , Discriminados , Original C , 57k dentre outros . Fez show´s com os grupos da cidade naturalizado e com alguns regional como : João Pinheiro(MG) , Uberlândia (MG) , Uberaba (MG) , Patos De Minas (MG) , Íbia (MG) e etc .
Participou do 1º CD do Rapper Negro KX da cidade de Araxá(MG), chamado " O Tempo Revela" e no 2º CD chamado "Na Terra Do Nunca " e de duas coletânias chamadas "Negro KX e Seus Amigos VOL.1 e VOL.2, e em MIXTAPE Virtual chamada "Araxá Pega Fogo" . Também fez parte de uma MixTape do Rapper Luter (Enigmas Da Periferia) de SP chamada "Mixtape Virtual Hip Hop No Ar Vol.3" , de um DVD do grupo do Ananias Gangsta (Caçadores da trilha Sonora) de Uberaba(MG) na gravação (AO Vivo) da musica "Poesia De Ladrão" , com uma participação no CD chamado "Entre 4 Velas e 1 Caixão Lacrado", uma Mixtape chamada "Poesia De Minas VOL.1" e uma entrevista ao vivo fornecida após apresentação do show para o BLOG "Hip Hop do Triangulo Mineiro" . Outras Duas entrevistas foram fornecidas para a TV Sintonia , TV local e uma breve passagem com a turma do Hip Hop Organizado Araxaense para uma entrevista na revista e video para a Identidade TV, revista local .
Assim seguindo participou de vários eventos na cidade natal e regional, em 2009 , inicio-se um novo projeto, um grupo novo chamado "Família Inteligência CLÃ" com os integrantes Mano Chriz , Negro KX e Carlinhos B.O. , sem deixar de lado seu trabalho SOLO. O grupo tem boas apresentações e atuações na cidade como por exemplo tem um DVD (AO VIVO) realizado no UniAraxá , gravação do DVD AO VIVO da Família Inteligência CLÃ em Araxá (MG) e atualmente segue projetos de um CD intitulado "Deixa Uz Maloqueiruz Zuar" em fase de estúdio ainda para lançamento. fizeram o lançamento do DVD no dia 01/10/2011 com a presença de grupos das cidades de Araxá(MG) , Uberaba(MG), Uberlândia(MG), João Pinheiro (MG) e Franca(SP) .
Em 2011 dando segumento aos seus trabalhos Mano Chriz faz presença em outro grupo chamado "Guerreiruz Da Re$i$tência" , com os integrantes Mano Chriz e GDJ , contendo por enquanto somente abertura de vários grupos famosos como : Atitude Feminina , Consciência X Atual, Pacificadores, Tribo Da Periferia, Voz De Poder, Look, Realidade Cruel, Original C ,57K dentre outros. Hoje em dia com musicas em processo de inicio de entrar em estúdio.
Em 2012 , Mano Chriz fez um simples "Single" gravado e masterizado em Uberaba(MG) a musica chamada "A Ponte" com presença de TOI , Mano Chriz (SNR) e JeanSpyn(RDM) e assim segue em estúdio fazendo gravações para um lançamento de seu CD Demo com várias participações especiais, aguardem.


Contatos:


Tel.: 034 8844 7409 (operadora Oi)
E-Mail e MSN : Cristian-skateportodavida@hotmail.com
Blog:
www.manochriz.musicblog.com.br
Myspace
www.myspace.com/manochrizsnr

Link´s para baixar e ouvir musicas de Mano Chriz:

Palco Mp3
www.palcomp3.com/skatistanarima
Palco Mp3
www.palcomp3.com/araxarap
Família Inteligência CLÃ
www.palcomp3.com/inteligenciacla
Guerreiruz da Re$i$tência
www.palcomp3.com/araxarap

Guilhiard Planeta Rap deixa aqui seus sinceros agradecimentos a Mano Chriz e a todos nossos leitores,muita paz a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário